MUSICOTERAPIA

O QUE É MUSICOTERAPIA

“Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.

 

O musicoterapeuta é o profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras”.

Atualmente, a Musicoterapia consta do Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o número 2263-05.

UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/.

NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Musicoterapia Clínica

Musicoterapia Hospitalar

Musicoterapia Comunitária

Musicoterapia Educacional

NOSSOS CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO

Em equipes multidisciplinares ou dentro de um processo clínico individual ou grupal, nas seguintes modalidades:

Reabilitação - dificuldades motoras, espectro do autismo, deficiência mental, paralisia cerebral.

Gerontologia - qualidade e vida e bem estar dos idosos, pacientes vítimas de doença de Alzheimer e demência.

Saúde Mental - sofrimento psíquico, pacientes psiquiátricos.

Processos Somáticos - psicossomatizações, traumas, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade, dor crônica, estresse pós-traumático, estados de estresse.

Processos de Aprendizagem - objetivos didáticos, necessidades educativas especiais.

Tratamentos Intensivos e Cuidados Paliativos

Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

 

 

PRINCIPAIS PROCESSOS UTILIZADOS

Processos receptivos ou ativos de improvisação, composição, recriação, audição e somatopercepção.

Com base em modelos criativos, analíticos, neurológicos, vibroacústicos e comunitários.

NOSSA EQUIPE

Acesse o site do Espaço Canto Alumiar para ter acesso à equipe de musicoterapeutas disponíveis e suas respectivas áreas de atuação.

cantoA_logo_FACEBOOK_02.jpg

© 2018 Criado por Susan Gumes. Todos os direitos reservados ao Núcleo Sons de Cura®